Shampoo coloração, protetor, azul, seco ...: qual deles usar?

O shampoo para usar | Cor-Mania

10% de desconto no seu próximo pedido?

Assine o Mail Mag 'de Color-Mania!
(Ao se inscrever, você concorda com o nosso politique de confidencialidade)

Todas as manhãs, você passa ou usa seu xampu! É uma parte integrante da sua rotina diária, mas você pode não saber realmente porque a usa ou como usá-la para lhe dar a máxima satisfação. Mas tudo isso está acabado! Na Color-Mania, decidimos explicar em detalhes (mas simplesmente) qual shampoo usar e para que uso! É também uma oportunidade para explicar por que os sulfatos (SLS, por exemplo) e o silicone estão tão presentes nos xampus, e por que às vezes pode ser interessante usá-los apesar de sua má reputação.

O princípio básico

Por que usar um xampu

Tensão superficial e queda de água | Cor-Mania
Tensão superficial e queda de água | Cor-Mania

Não é nenhum segredo que nosso couro cabeludo emite um filme protetor de gordura chamado sebo. Este último é distribuído sobre as raízes do cabelo e um pouco mais, dando uma aparência muitas vezes pouco atraente. Também protege o cabelo ao interferir entre as escamas do cabelo. Apesar desta função essencial, este filme oleoso acaba por colocar a pele morta, a poeira e a poluição e, se não o fizermos, o cabelo e o couro cabeludo ficam literalmente presos. É para evitar isso que usamos xampu!

É também porque o sebo é gordo que o xampu é detergente: na verdade, a água não é suficiente por si só porque tem uma tensão superficial muito alta. A tensão superficial é um pouco como a "pele da água", que é o que faz você ver gotas de água nas janelas quando chove, por exemplo. Sem essa tensão, não haveria gotas e a água se espalharia perfeitamente por todo o vidro. Assim, a água sozinha "escorregará" no corpo gordo.

Além disso, a água se mistura muito pouco com a gordura em geral e, portanto, não carrega o sebo com um simples enxágue.

Então, usamos o que chamamos de detergente: o xampu.

É usado para promover a mistura entre a água e a gordura que é o sebo e deve também misturar com a água para deixar a enxaguadura (é melhor, não ?!). Os elementos que desempenham esse papel no xampu são os surfactantes (atuam na tensão superficial).

Os riscos de usar o shampoo

O detergente, portanto, tem um efeito sobre as substâncias gordurosas, deixando a pele desprotegida. Mesmo que seja usado com muita regularidade, em doses inadequadas ou nos seus olhos, ele pode atacar as próprias células. Assim, todos os detergentes (e shampoo é um) devem ser usados ​​com cuidado, sem excesso e enxaguados completamente em caso de problemas. (Está escrito em todas as garrafas de shampoo para esse assunto!)

É importante notar que, além de produtos como o Urban Plex, não é possível restaurar a estrutura do cabelo. E detergentes agressivos acabam por atacá-lo ... Assim, alguns produtos muito difundidos contêm muitos aditivos para esconder este problema e fazer uma bela "superfície" brilhar no seu cabelo, mesmo se eles estão de fato com problemas de saúde, escondidos atrás de "litros" de silicone ...

Você pode estar preocupado se o seu cabelo não tiver boa coloração semipermanente e penteado em geral. Para ser claro, estique um pequeno fio de cabelo entre os dedos (é necessário que o cabelo esteja bem tensionado) e esfregue-o com uma lâmina afiada (tesoura, navalha): se surgirem resíduos brancos, é silicone!

A composição do shampoo

Um shampoo tem três componentes principais: água, detergentes (também chamados de produtos de limpeza ou surfactantes) e aditivos.

As qualidades detergentes dos surfactantes dependem da sua carga elétrica: podem ser aniônicas (carga negativa), catiônicas (carga positiva), anfóticas (carga balanceada) ou não-iônicas (sem carga)

A carga básica de um cabelo molhado é negativa e, portanto, de acordo com sua carga e propósito, alguns surfactantes serão mais eficazes do que outros na remoção dos elementos presentes no cabelo.

Surfactantes aniônicos

Suas partes hidrofílicas (que se misturam com a água) são, portanto, carregadas negativamente. Da mesma maneira como quando dois pólos idênticos de ímãs são aproximados, os elementos presentes no cabelo são "repelidos" do cabelo pelos surfactantes aniônicos e misturados com a água.

Eles são muito comuns porque garantem uma limpeza completa, mas são bastante agressivos de uma só vez, principalmente porque seu pH é básico (eles abrem as escamas do cabelo). Eles emaranham o cabelo e o tornam áspero. Mas eles limpam bem e podem ser muito úteis para isso!

Em geral, é com estes que é adicionado silicone: para preencher as escalas e limitar essa aparência áspera.

ENCONTRE-OS EM ETIQUETAS

Exemplo: Laurilsulfatos / Laurylethersulfates.

Surfactantes catiônicos

Inversamente, os surfactantes catiônicos (carregados positivamente) "tiram" as impurezas do cabelo menos bem, mas são menos agressivos e, portanto, são úteis para cabelos danificados e frágeis.

ENCONTRE-OS EM ETIQUETAS

Exemplo: Ammonios

Surfactantes anfotéricos

Sua ação dependerá do pH do xampu.

Eles são menos agressivos à pele e, portanto, são freqüentemente encontrados em xampus para bebês. Eles espumam pouco, é uma boa pista se você tiver uma dúvida!

ENCONTRE-OS EM ETIQUETAS

Exemplo: betaína

Surfactantes não-iônicos

Eles não são carregados eletricamente.

Eles são geralmente suaves e muito bem tolerados, mantendo boas propriedades de limpeza.

ENCONTRE-OS EM ETIQUETAS

Exemplo: Ester / Éter

Aditivos

Existem diferentes aditivos, cada um dos quais pode ter um papel dependendo da promessa do xampu. Assim, encontramos, por exemplo, ácido cítrico para corrigir o pH, silicone para revestir o cabelo, produtos que promovem a emulsão (espuma) e melhorar a textura, produtos antiestáticos para evitar que o cabelo seja demais pratos ou insalubres, elementos antioxidantes ... E, claro, perfumes e conservantes!

Nenhum deles é perigoso se usado em uso moderado.

Shampoo Usa

Antes da coloração semi-permanente

Antes de uma coloração semi-permanente, pode ser muito interessante usar um shampoo contendo surfactantes aniônicos para remover o máximo de impurezas e aditivos presentes no cabelo. Em geral, portanto, esses detergentes são encontrados em xampus pré-coloridos. Eles também têm um pH básico que mantém as escamas do cabelo abertas.

Portanto, não é anormal que depois de uma descoloração (que, deve ser feito em cabelos oleosos) e um shampoo antes de colorir seu cabelo é áspero e atado. A coloração semi-permanente atuará como cuidado, além de colorir o cabelo porque contém produtos de revestimento (como condicionadores).

Por outro lado, a coloração não será necessária se o seu cabelo estiver embainhado. Portanto, não aplique 2 Conditioner ou Shampoo no 1 antes de continuar!

notas 4.43 em 5
7.90 TTC

No cabelo colorido com uma semi-permanente

Uma vez perguntado, o cor semi-permanente não gosto particularmente de pH básico, oxigênio no ar, calcário e UV. Na verdade, essa combinação química tende a fazê-lo girar mais rápido do que o necessário e manchar. Assim, existem xampus de proteção cor ácido PH que mantém as escamas fechadas e limita os depósitos de calcário. Existem também antioxidantes (como a vitamina E) e proteção UV. Em geral, pode ser associado com um condicionador PH relativamente ácido e protetor UV também.

notas 4.60 em 5
7.90 TTC

No cabelo fino

O cabelo fino tem a particularidade de ser mais sensível do que outros a variações na carga elétrica (eletricidade estática). Assim, eles podem perder seu volume e exigir uma correção nesse sentido. Um detergente não-iônico ou um surfactante catiônico, que torna possível adicionar volume, é desejável.

No cabelo crespo

O cabelo crespo é muito sensível e frágil. A menos que seja absolutamente necessário, detergentes suaves que têm boa afinidade com queratina e couro cabeludo (catiônico / anfótero e não iônico). Nós também podemos promover champôs contendo queratina para reforçá-los nos lugares onde ele faz um loop em si mesmo. Um desembaraço suave é essencial para não quebrá-lo, podemos adicionar um condicionador detangling.

Em cabelos oleosos

O cabelo oleoso é cabelo cujo couro cabeludo é sensibilizado e produz um excesso de sebo. Também pode estar relacionado a reações hormonais (adolescência / gravidez ...). Em qualquer caso, evitamos shampoos muito detergente e optamos por shampoos suaves ou bebê. Outros produtos de condicionador de cabelo devem ser evitados, ou somente em picos se estiverem danificados. E também evitaremos lavá-los com muita frequência. O xampu seco e a escovação cuidadosa serão preferidos com um pincel macio e fino.

Vítima do seu sucesso
notas 5.00 em 5
4.90 TTC
Vítima do seu sucesso

Shampoos e Cuidados

Shampoo Aerosol Seco 150 mL

notas 4.00 em 5
5.90 TTC

No cabelo branco

O cabelo branco natural é o cabelo cuja melanina é degradada. O efeito do UV e da oxidação pode torná-los amarelos. Vamos, portanto, optar por um xampu azul que fará toner. Esses shampoos podem conter antioxidantes e / ou queratina. Surpreendentemente, o filtro solar no cabelo branco limita a agressividade UV (mas torna o cabelo oleoso, claro ...)!

As outras opções para cabelos bonitos

Champô De Espuma | Cor-Mania
Champô De Espuma | Cor-Mania

O Não-Poo

Le conceito du No-Poo é distribuir o sebo tão uniformemente quanto possível por uma ação mecânica de escovação, para não ter que lavar o cabelo com muita freqüência. Por isso, será necessário usar um pincel macio e fino. No entanto, se um não usa xampu, usa-se um bom detergente (bicarbonato de sódio) e um corretor de PH, vinagre branco (ou cidra). Por isso, poupamos todos os aditivos que, também usados, acabam criando uma falsa impressão de boa saúde dos cabelos ou sufocando ou sensibilizando o couro cabeludo. Mas isso ainda é química, eh (mesmo para a versão do condicionador ...) 😉!

Champôs sem sulfatos

Se você ler este artigo corretamente, você deve ter notado que os sulfatos (e mais particularmente o Laureth Sulfate de Sódio) são surfactantes aniônicos. De certa forma, é melhor evitar usá-los com muita frequência, mas sua utilidade é real para certos usos (como antes de aplicar uma coloração semipermanente). Na verdade, eles podem fazer o seu cabelo secar e irritar o couro cabeludo, tornando-o gordo eventualmente ... Então, para o uso diário, eles devem ser evitados. Para todos os dias, opte por xampus suaves !

Vítima do seu sucesso

Mude o seu shampoo regularmente

Em qualquer caso, para evitar sempre acumular os mesmos aditivos e os mesmos cuidados e detergentes no seu cabelo e couro cabeludo, aconselho-o a mudar regularmente o champô e a escolhê-los de acordo com o seu tipo de cabelo. . De fato, o veneno também é (e especialmente) na dosagem!

Beber um copo de vez em quando não representa um grande problema, mas uma garrafa em cada refeição será um problema. Esta é também química humana. Quanto ao álcool: os produtos contidos nos shampoos, é com uma certa moderação! E porque não fazer um pouco de desintoxicação de vez em quando? 😉

Me ponha!

10% de desconto no seu próximo pedido?

Assine o Mail Mag 'de Color-Mania!
(Ao se inscrever, você concorda com o nosso politique de confidencialidade)

2 Comentários em "Shampoo coloração, protetor, azul, seco ...: qual deles usar?"

  1. Lulu :

    Obrigado por este artigo muito completo !! Onde nos damos conta de que, na verdade, não sabemos nada sobre esses produtos todos os dias ... Apenas uma pergunta rápida sobre cabelos secos? Eu tenho o couro cabeludo extremamente seco no momento (provavelmente devido às muitas cores por vários anos?) E eu me perguntei que era a melhor estratégia para adotar.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *